Plataforma Moodle

O Moodle é uma plataforma online de gestão de aprendizagem que permite aos professores criarem cursos dinâmicos e apelativos disponibilizando aos seus alunos recursos e atividades pedagógicas online e um canal de comunicação eficaz entre todos. Seja para cursos e-learning ou b-learning, como complemento da formação presencial ou para gerir comunidades de aprendizagem, o Moodle é uma solução flexível que responde a todas as suas necessidades. Trata-se de uma plataforma de aprendizagem extremamente personalizável, com inúmeras funcionalidades e com um enorme potencial para conseguir o sucesso da aprendizagem e motivação dos alunos.

Características gerais do Moodle

Conheça as principais características gerais que tornam o Moodle uma solução adaptável e segura nos contextos mais exigentes.

1

 

Interface moderna e de fácil utilização

Com uma interface simples e adaptável, o Moodle permite uma fácil navegação tanto em computadores como em dispositivos móveis. Dispõe também de uma Mobile App (Android, Apple e Windows), que permite o acesso rápido aos conteúdos, a possibilidade navegar nos conteúdos offline e a receção de notificações em smartphones e tablets.

1

 

2

 

Design e layout do site customizáveis

Customize facilmente um Tema Moodle com o seu logótipo, esquema de cores e muito mais. Se preferir, é possível criar Tema Moodle exclusivo e realizar profundas alterações à aparência e funcionalidade do Moodle.

2

 

3

 

Segurança e privacidade

Ensine e partilhe conteúdos à distância num ambiente privado e estruturado em disciplinas a que apenas os professores e os seus alunos têm acesso. O Moodle é uma plataforma extremamente fiável e segura sendo escrutinada por uma comunidade de milhões de utilizadores e regularmente atualizada com novos patches de segurança.

 

4

 

Elevada interoperabilidade

Amplie as funcionalidades de base do Moodle através da instalação de novos blocos, atividades, integrações e outros módulos disponíveis gratuitamente no site da comunidade Moodle. Pode ainda desenvolver os seus próprios módulos caso pretenda implementar integrações ou customizações personalizadas.

 

Ferramentas de Aprendizagem

Conheça agora as principais ferramentas de aprendizagem que pode usar nos seus cursos para criar experiências de aprendizagem estimulantes e que fazem do Moodle a solução preferida por milhões de utilizadores.

 

1

 

Conteúdos estáticos

Disponibilize na página do curso ficheiros de variados tipos (PDF, PowerPoint, Word, ...), ou mesmo pastas com conjuntos organizados de ficheiros para que o aluno os possa consultar e/ou descarregar para o seu computador.

Pode também disponibilizar páginas de conteúdo (mensagem de boas vindas, objetivos e funcionamento do curso, programa do curso, ...) podendo incluir nestas imagens, áudio, vídeo ou outros elementos multimédia.

 

 

2

 

Testes de avaliação

Crie e configure testes de avaliação com uma grande variedade de tipos de perguntas, tais como, Verdadeiro/Falso, Escolha Múltipla, Correspondência, Preenchimento de espaços em branco, Arrastar e largar imagens ou textos, Desenvolvimento, entre outras.

Esta atividade Moodle é muito versátil, permitindo configurar testes com perguntas aleatórias, uma ou múltiplas tentativas de realização do teste, feedback diferido, imediato ou parcial, responder até acertar com penalização pelas resposta erradas, avaliação com base no grau de certeza, entre muitas outras possibilidades de configuração.

 

3

 

Ferramentas de comunicação

Crie fóruns de vários tipos para promover a comunicação entre o professor e os alunos, bem como dos alunos entre si, nomeadamente fóruns de anúncios, fóruns para enviar documentação e espaços de partilha de informações, experiências, debates e reflexões. Toda a atividade dos fóruns pode ser enviada por email aos participantes para aumentar a eficácia da comunicação.

Use o Chat para conversação em simultâneo entre todos os participantes de um curso, designadamente para uma “aula online”, esclarecimento de dúvidas ou até apresentação de trabalhos.

Dispõe ainda de uma funcionalidade que permite a troca de mensagens privadas entre os utilizadores do site e uma lista de participantes do curso para facilitar a sua identificação.

 

4

 

Trabalhos

Solicite trabalhos aos seus alunos disponibilizando um enunciado e datas para a sua submissão. O trabalho pode consistir na submissão de relatórios, folhas de cálculo, apresentações em PowerPoint, fotografias ou pequenos ficheiros de som/vídeo, já que esta atividade aceita todo o tipo de conteúdo digital.

Em qualquer momento pode consultar a lista dos trabalhos submetidos, descarregá-los, corrigi-los, anotá-los diretamente no Moodle e atribuir nota e feedback.

 

 

5

 

Conteúdos interativos

Crie lições para apresentar de forma interativa os seus conteúdos. A lição consiste em páginas de conteúdo, contendo texto, imagens, áudio e vídeo, intercaladas com páginas de pergunta. Uma vez que a nota e a sequência da lição podem depender da resposta do aluno às perguntas, pode criar desde lições do tipo tutorial, com conteúdos e perguntas de controlo, até verdadeiras simulações que apresentam cenários, solicitam decisões e conduzem o aluno às consequências das suas sucessivas respostas.

Se pretende construir conteúdos interativos com total controlo do ecrã, da sequência e da navegação, para criar um jogo pedagógico, por exemplo, pode em alternativa desenvolver o seu conteúdo externamente, no formato SCORM, e adicioná-lo ao Moodle que se assegurará de o disponibilizar aos alunos e de recolher a sua informação de desempenho.

 

 

6

 

Aprendizagem colaborativa

Promova outras atividades colaborativas de aprendizagem, tais como o Glossário, a Base de dados e a Wiki para envolver os seus alunos.

O Glossário permite aos alunos construir uma lista de termos e respetivas definições, desenvolvendo assim conhecimento partilhado sobre um determinado tópico ou assunto. Para tornar esta atividade mais interessante pode exibir na página do curso um termo do glossário escolhido aleatoriamente ou ativar as hiperligações automáticas para que cada vez que num fórum, trabalho ou outra área do curso surja um termo existente no glossário este seja de imediato convertido num link para uma janela com a respetiva descrição.

A Base de dados tem um funcionamento semelhante ao Glossário mas distingue-se deste por ter uma estrutura configurável pelo professor. Pode assim criar uma base de dados colaborativa de bibliografia, de artigos académicos, de planetas, de ativos financeiros, etc.

O Glossário permite aos alunos construir uma lista de termos e respetivas definições, desenvolvendo assim conhecimento partilhado sobre um determinado tópico ou assunto. Para tornar esta atividade mais interessante pode exibir na página do curso um termo do glossário escolhido aleatoriamente ou ativar as hiperligações automáticas para que cada vez que num fórum, trabalho ou outra área do curso surja um termo existente no glossário este seja de imediato convertido num link para uma janela com a respetiva descrição.

A atividade Wiki é uma atividade colaborativa muito apreciada em contextos educativos, que consiste numa coleção online de documentos, apresentada sob a forma de uma página web inicial, que por sua vez se irá interligar com outras páginas. Através desta atividade é possível fomentar a criatividade, reflexão e participação dos alunos no seu próprio processo de aprendizagem.

 

 

7

 

Avaliação entre pares

Fomente o espirito crítico dos alunos e enriqueça a aprendizagem dos alunos configurando avaliação entre pares em atividades como o Fórum, o Glossário, Base de dados ou Workshop.

O Workshop, permite ao professor disponibilizar um enunciado de Trabalho e uma grelha de avaliação aos alunos. Depois de realizarem individualmente e autoavaliarem o seu trabalho, os alunos receberão trabalhos de outros colegas para que os possam avaliar de forma anónima e objetiva usando a grelha de avaliação.

 

 

8

 

Condicionar acesso às atividades

Imponha regras de acesso aos conteúdos para que os alunos só possam progredir no curso após terem concluído com sucesso determinadas atividades ou para ir libertando gradualmente as várias unidades da disciplina à medida que os alunos vão progredindo no curso.

 

 

9

 

Pauta

A generalidade das atividades do Moodle pode ser objeto de avaliação, através da classificação manual das submissões dos alunos ou usando critérios de avaliação automática.

A pauta permite ao professor configurar a forma como a avaliação das atividades é exibida aos alunos e como é calculada e exibida a nota final da disciplina.

organizar a pauta em categorias e definir de que forma a nota final será calculada em cada categoria e pode criar itens manuais de avaliação na pauta, para adicionar outras componentes à avaliação.

 

10

 

Controlo do desempenho

Controle o desempenho dos alunos através de relatórios e estatísticas de acesso à disciplina e às suas atividades ou através do relatório de conclusão da disciplina.

O Moodle permite definir conjuntos de critérios que o aluno deve cumprir numa atividade para que esta seja considerada concluída. Por exemplo, num fórum pode ser exigida a criação de um número mínimo de tópicos. Pode também definir critérios para se considerar que a disciplina esteja concluída, como a obtenção de uma nota mínima, a conclusão de determinadas atividades do curso, entre outros. Cada aluno poderá saber qual o estado de conclusão das várias atividades e da disciplina e o professor terá acesso a um relatório global de conclusão com todos os alunos.

 

 

11

 

Calendário automático das tarefas

A ferramenta Calendário do Moodle ajuda os alunos a controlar os prazos limite das suas tarefas, prazos do curso, reuniões de grupos, entre outras datas.

Sempre que o professor configura a disponibilidade de uma atividade do curso, nomeadamente o prazo de realização de um trabalho ou teste, a ferramenta Calendário faz uma sincronização automática exibindo assim todas as informações referentes a datas e prazos, num único local.

organizar a pauta em categorias e definir de que forma a nota final será calculada em cada categoria e pode criar itens manuais de avaliação na pauta, para adicionar outras componentes à avaliação.

 

12

 

Gamificação da Aprendizagem

O Moodle possui várias ferramentas que permitem promover a gamificação de uma disciplina, designadamente a atribuição de medalhas, a publicação das melhores notas de uma atividade ou a divulgação da posição do aluno no ranking de avaliação da turma relativamente a cada atividade e à disciplina.

O sistema de medalhas do Moodle é compatível com o Mozilla Open Badges e permite criar e configurar medalhas personalizadas nos seus cursos. Esta forma de gamificação contribui para a motivação dos alunos e atribui-lhes recompensas pela participação e conclusão de atividades.

 

 

Ferramentas de Administração

Conheça as potencialidades de administração do Moodle que a tornam numa plataforma extremamente flexível e eficaz em qualquer contexto de utilização.

 

1

 

Registo e Inscrição de utilizadores

O Moodle disponibiliza mais de 50 opções de autenticação e inscrição para adicionar e inscrever utilizadores no seu site e cursos. Existem métodos práticos para poupar algum trabalho e tempo ao administrador, como o método de Auto registo em que os utilizadores se registam a si próprios no site, a criação e inscrição de utilizadores através da importação de um ficheiro ou a criação e inscrição de utilizadores através da ligação a uma base de dados externa ou via webservices.

 

 

2

 

Criação massiva de cursos e cópias de segurança

Crie cursos de forma massiva e automática através da importação de ficheiros no Moodle. Realize facilmente cópias de segurança totais ou parciais dos seus cursos e restaure-os posteriormente. Isto permite-lhe, por exemplo, reutilizar os seus cursos e respetivos conteúdos em edições posteriores.

 

 

 

3

 

Gestão de papéis e permissões dos utilizadores

Cada utilizador pode possuir um determinado papel no site ou em cada disciplina,ganhando assim determinadas permissões definidas para esse mesmo papel. Este aspeto importante do Moodle permite responder às questões de segurança, bem como gerir o nível de acesso do utilizador a cada área do site.

Com a possibilidade de criar papéis e definir as respetivas permissões pode definir diferentes intervenientes na plataforma, para além do administrador, professor e aluno, e o âmbito das ações que cada umconsegue desempenhar na plataforma.

 

4

 

Ensino baseado em Competências

Esta recente funcionalidade do Moodle permite ao administrador criar quadros de competências e planos de aprendizagem.

O professor poderá, posteriomente, associar determinadas competências às suas disciplinas e também às suas atividades.

Os alunos serão avaliados de acordo com o seu grau de proeficiências nas competências presentes nos seus planos de aprendizagem.

 

5

 

Instalação de vários idiomas

O Moodle possibilita a instalação de diversos pacotes linguísticos, para que os seus utilizadores possam navegar na plataforma usando o seu próprioidioma. Após a instalação dos pacotes linguísticos os utilizadores podem selecionar, a partir de uma lista, o idioma em que pretendem visualizar a plataforma.

 

6

 

Monitorizar a atividade do site

Visualize relatórios e registos detalhados da atividade do seu site Moodle.

Como administrador podevisualizar e exportar relatórios sobre a atividade e participação nos cursos,bem como de toda a atividade dos utilizadores ao nível do site.

Os alunos serão avaliados de acordo com o seu grau de proeficiências nas competências presentes nos seus planos de aprendizagem.