Desde a versão 2.7 do Moodle que o editor de texto ATTO é o editor predefinido do Moodle. O editor anteriormente usado, o TinyMCE, encontra-se obsoleto, sendo muito pesado no carregamento das páginas e incompatível com navegadores de pequenos dispositivos, como smartphones e tablets.
Se o seu Moodle já vem da versão 2.7 ou anterior, ainda deve estar a usar o TinyMCE, e talvez faça sentido configurar o Moodle para passar a usar o ATTO como editor de texto predefinido.
Como outros editores de texto, no ATTO encontra os botões e funcionalidades que lhe são familiares, como o Bold, Itálico, Bullets, Numeração, Sublinhar, entre outros ...
Neste artigo vamos dar destaque a algumas funcionalidades do ATTO que poderão ser bastante práticas e interessantes.
Esta é a primeira fila de ferramentas que tem disponível neste editor. De entre várias, temos:
O botão Criar hiperligação permite criar hiperligações para páginas da internet ou para ficheiros. Ao clicar no botão, surge uma janela
onde pode escrever um URL, ou criar uma hiperligação para um ficheiro que pode carregar a partir de qualquer repositório.
Nesta mesma janela, pode configurar a hiperligação para que esta abra numa nova janela.
A inserção de Media está agora mais interessante, nomeadamente no que refere à inserção de vídeo e respetivas configurações. Ao selecionar o separador vídeo pode identificar o vídeo diretamente pelo URL ou carregar um ficheiro de vídeo a partir de qualquer repositório, seja no seu computador, ou, caso tenha o repositório youtube ativo, pode inserir diretamente vídeos do YouTube.
Ainda mais interessante são as configurações possíveis. Na mesma página onde insere o seu vídeo pode, entre outras configurações:
- Ajustar o tamanho da janela de vídeo
- Definir que botões de controlo ficarão disponíveis.
Para além destas ferramentas, tem à sua disposição ferramentas avançadas a pode aceder clicando no botão “Mostrar mais botões”
Destas ferramentas destacamos as seguintes:
Tabela: Embora já reconheça este símbolo e talvez até o tenha utilizado muitas vezes, a utilização e edição é um pouco diferente do TinyMCE. A tabela apresenta as seguintes configurações: Título, alinhamento do título em cima ou em baixo da tabela e a definição do número de linhas e colunas.
Ainda na mesma janela, se alterar as definições da tabela, poderá ainda configurar a aparência da tabela. Pode começar por definir se quer editar os limites da tabela por toda a tabela (modificando apenas os contornos da tabela) ou por célula (editando todas as células da tabela). Pode escolher também o estilo dos limites e atribuir cor. Se o seu Moodle não tem estas definições disponíveis terá de as ativar nas configurações no seu site Moodle, em Administração do site > Módulos > Editores de texto > Editor HTML Atto > Definições da tabela.
O botão de Limpar a formatação ébastante útil quando copia e cola texto do word, ou de outro aplicativo, e este fica com uma formatação estranha em um ou mais navegadores. Nesse caso, pode selecionar todo o texto carregar neste botão para limpar o código de formatação que está a mais, para que a leitura do seu texto fique correta.
Verificador de acessibilidade, esta ferramenta permite verificar problemas de acessibilidade e avisa-o se poder fazer algo para facilitar a leitura.
O ajudante de leitura de ecrã, ajuda-o a perceber os estilos e outras configurações utilizadas no texto.
O botão Código HTML permite ver o código HTML gerado pelo editor para o texto introduzido.
Esta ferramenta pode ser útil para fazer alguma alteração de formatação manual no texto, se estiver à vontade com código HTML.
O potencial do editor ATTO não se fica pelas ferramentas predefinidas. Pode adicionar uma série de ferramentas extras para melhorar e aprimorar o editor de texto às suas necessidades. Para tal deverá instalar módulos adicionais que conferem essa funcionalidade adicional ao ATTO.
Veja por exemplo:
Seletor de cores, permite alterar as cores do seu texto. Basta selecionar o texto que quer alterar e clicar no botão.
Para conseguir utilizar esta ferramenta terá também de permitir a utilização de cores na configuração do site e instalar o plugin “More font Colours”.
Importar documentos em word. Ter a página moodle aberta de um lado do ecrã e o word noutro lado do ecrã para copiar a colar deixa de ser necessário com esta nova ferramenta.
Pode importar os seus textos diretamente do documento:
- Clique na ferramenta;
- Selecione o ficheiro do seu computador;
- Envie ficheiro.
Resultado:
Prático, não é? Para ter esta funcionalidade basta instalar o módulo Microsoft Word File Import.
Ecrã completo, full screen, que permite que edite o seu texto com o editor a ocupar a janela inteira.
Tamanho da fonte, Font Size, permite alterar o tamanho da letra;
A família da fonte, Font famil, permite alterar o tipo de letra;
Os módulos extra File drag&drop e Image draga&drop também podem ser muitos práticos, pois permitem arrastar documentos e imagens diretamente para o editor.
Também o Word Count poderá ser interessante, pois permite-lhe monitorizar o número de palavras que escreve.
Pode consultar estes e outros plugins para melhorar o seu editor de texto ATTO aqui.